Com tema #VouDeGraça, uma das principais bandeiras do evento foi o combate à corrupção.(Foto:Assessoria)

O candidato Racib Harb (Republicanos) realizou na manhã de ontem (24/10) uma mega-carreata pelas ruas de Dourados. Com o tema #VouDeGraça, apoiadores e correligionários acompanharam a caminhonete com som por um percurso de mais de 20 quilômetros.

A principal bandeira do evento — e pilar da campanha de Racib — foi o combate à corrupção. O candidato já está engajado com este tema há vários anos em Dourados. Racib liderou movimentos anticorrupção e realizou diversas ações combativas no âmbito do legislativo e executivo municipal.

O volume de apoiadores na carreata superou as expectativas do próprio candidato, pelo menos 60 veículos. Racib se diz ainda mais encorajado para defender a construção de uma Dourados justa, próspera e livre das amarras políticas.

“Eu tenho sempre o pé no chão. Fizemos aqui um evento completamente gratuito, sem pagar ninguém, sem beneficiar ninguém diretamente. Apenas por apoio mesmo. Hoje a gente vê essa festa linda. São pessoas cansadas de ver a cidade entregue na administração de grupos políticos que não trabalham pelo povo, apenas para si mesmos”, afirmou o candidato.

Ele assegura que ainda deve ocorrer outra edição da carreata na segunda semana de novembro, que antecede as eleições. A população vai às urnas no dia 15, devido a pandemia do novo coronavírus.

Uma importante novidade é que, neste ano, o tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: o horário será das 7h às 17h. Porém, o horário das 7h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

Para garantir maior segurança ao eleitor, nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório, e o eleitor será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

PESQUISAS

Nas pesquisas eleitorais Racib vem apresentando uma expressividade importante para um candidato independente e sem a máquina pública na mão. Atrás apenas de Barbosinha (DEM) e Alan Guedes (Progressistas), o empresário e farmacêutico bioquímico tem um universo de mais de 60% de eleitores indecisos e desesperançosos à conquistar.

Segundo o Ibrape (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública), que entrevistou 400 douradenses com idade igual e superior a 16 anos nos dias 13, 14 e 15 de outubro, Racib tem a menor rejeição entre todos os sete postulantes, apenas 8%. Barbosinha e Alan lideram o índice de rejeição com 33% e 12% respectivamente.

“Para nós isso é sinal de uma população que ainda não se convenceu com o discurso dos políticos de longa data. Barbosinha e Alan eram do mesmo grupo político, hoje são adversários nas eleições. Um deputado estadual e o outro vereador por dois mandatos. Não precisam provar nada, apenas mostrem o que fizeram por Dourados. Acho que é aqui que tá pegando. De qualquer forma, não nos preocupamos com esses números. Vamos continuar trabalhando firme, com a estrutura que temos, para que no dia 15 os eleitores douradenses tenham um nome seguro a confiar. Dourados vai ser feliz de novo”, concluiu Racib.