Calor e natureza marcam etapa Bota pra Correr Olympikus no Pantanal

-

Moradores da região apreciaram a etapa pantaneira em Ladário. (Fotos: Rosita Belinky/Icons Agency)

Depois de acordar de madrugada, cerca de 300 atletas embarcaram no Porto Geral de Corumbá para cumprir a segunda etapa do Circuito Bota Pra Correr Olympikus. O destino dos barcos e dos aventureiros era a Base Naval do Rabicho em Ladário onde seria largada para as provas de 10 e 21 quilômetros em meio a exuberante natureza do Pantanal Sul do Mato Grosso do Sul.

O belo passeio de barco pelo Rio Paraguai e o contato com a natureza logo pela manhã foram à parte mais fácil do dia para quem resolveu encarar o terreno pantaneiro. Dada a largada a prova se mostrou “casca grossa” até para os mais experientes. O calor e o sol escaldante aumentaram ainda mais as dificuldades impostas pelo clima hostil até mesmo para os moradores da região.

Para garantir a viabilidade da prova os organizadores chegaram ao construir uma ponte para permitir a travessia em um trecho alagado um terreno típico da planície local. Toda a preparação teve o acompanhamento das autoridades ambientais do Mato Grosso do Sul, do IBAMA, do Instituto do Homem Pantaneiro e da Fundação de Meio Ambiente da prefeitura de Ladário. O objetivo foi impactar minimamente o ambiente natural.

A chegada aconteceu na Baía Negra a única Área de Preservação Ambiental (APA) do Pantanal onde uma grande estrutura foi montada com café da manhã, hidratação, frutas e todo conforto para os competidores e convidados.

Com pouco mais de 43 minutos de prova Francisco Evanildo Barbosa vencia o desafio dos 10 quilômetros, seguido de David Gomes Junior de Porto Alegre e do paulista Kei Ando Fujiwara em terceiro.

No feminino Najara Cristina foi a primeira, Janaina Borges Dias em segundo e Amanda Brambilla Macedo em terceiro todos de São Paulo. A douradense Beth Dias Coca foi a décima quinta colocada.

Na meia maratona Anderson Dantas de Santo André foi o primeiro, Leonardo Santana de São Paulo o segundo e o corumbaense Magnun Marcelo o terceiro, o douradense Luis Olmedo foi o sexto.

 Entre as mulheres a corumbaense Ana Rachel Nina venceu, com a paulista Carolina Candea em segundo e Elis Ângela Magalhães de Campo Grande em terceiro.

A próxima etapa do Circuito Bota Pra Correr Olympikus vai acontecer em Alter do Chão, em Santarém (PA) no dia 16 de novembro.

plugins premium WordPress