Em busca de vagas a Tóquio-2020, revelações de MS disputarão Seletiva Olímpica de Natação

-

    Dois sul-mato-grossenses disputarão, entre os dias 20 e 15 de abril, a Seletiva Olímpica de Natação – Campeonato Brasileiro Absoluto, também conhecido como Troféu Brasil/Maria Lenk. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), definirá os nadadores que representação a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Verão 2020, em Tóquio, no Japão. As provas ocorrerão no no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro-RJ.

Guilherme de Oliveira Luz Sperandio e Julia Maria Miranda Freitas serão os únicos representantes de Mato Grosso do Sul na seletiva. Os nadadores, ambos com 15 anos de idade, integram o programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Os bolsistas atualmente treinam na Associação Atlética Banco do Brasil/Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (AABB/Uniderp), sob orientação do técnico Lucas Hentschke.

Na Cidade Maravilhosa, os jovens atletas estarão ao lado de grandes nomes da natação brasileira, como Bruno Fratus, Leonardo de Deus, Guilherme Costa, Ana Marcela Cunha e Etienne Medeiros. A CBDA informou, nesta quinta-feira (12.03), que a competição terá portões fechados ao público, devido ao risco de contágio do coronavírus (Covid-19).

Sperandio é destaque no cenário nacional. Em dezembro do ano passado, no Troféu Carlos Campos Sobrinho, o Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Natação de Verão, em Vitória-ES, o sul-mato-grossense faturou o bronze nos 1.500 metros, além da prata nos 400 e 800 metros, no estilo livre. Na mesma competição, Julia Freitas alcançou também três vezes o pódio: bronze nos 1.500 metros livre e 100 metros costas, e prata nos 200 metros costas.

Para a Seletiva na capital fluminense, os atletas possuem índices em duas provas cada. Sperandio nadará os 800 e os 1.500 metros livre. Por sua vez, Julia Freitas deslizará nos 200 metros costas e nos 1.500 metros livre. Esta será a primeira vez que o Brasil organiza uma seletiva única com vistas às Olimpíadas. Na edição passada, a Rio-2016, foram duas seletivas e para Londres-2012, sete.

Dois dias antes do torneio classificatório a Tóquio-2020, os dois nadadores de Campo Grande participarão da Seletiva Estadual da Federação Escolar de Esporte de Mato Grosso do Sul (FEEMS) no dia 18 de abril. A competição garante vaga na Seletiva Nacional Escolar da Gymnasíade, no mês de agosto, Aracaju-SE. A Gymnasíade é um evento multiesportivo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).

plugins premium WordPress