Ponta Porã recebe cursos de capacitação da Fundesporte

-

    A Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) realizou os cursos “Educação física escolar: a ‘linguagem no corpo’ da educação” e “Regras de futebol de campo e diretrizes de arbitragem” em Ponta Porã, no último final de semana, de 29 de novembro a 1º de dezembro. As capacitações tiveram como foco profissionais, acadêmicos de educação física e demais interessados em obter conhecimentos específicos nestas áreas.

De acordo com o gerente da UPF, Domingos Sávio da Costa, as capacitações promovidas pela Fundesporte, em parceria com os municípios, objetivam proporcionar a qualificação profissional a todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Os cursos atendem necessidades de especialização e atualização sobre as novas tendências aplicadas em âmbito escolar, acadêmico e mercadológico do segmento esportivo.

O curso “Educação física escolar: a ‘linguagem no corpo’ da educação” foi ministrado pelo Prof. Ms. Renato Lima de Aguiar e abordou a educação física na área de linguagens; corpo e movimento na educação infantil; atividades rítmicas, jogos e brincadeiras da educação infantil ao ensino fundamental; e ginástica e jogos de oposição no ensino fundamental.

Ao todo, participaram 20 pessoas. A profissional de educação física da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã (Funcespp) e professora das Faculdades Magsul, Paola Alexandra Maidana, foi uma delas. “Achei o curso superinteressante, trouxe a proposta de gerência, conceitos e formas de selecionar relações. O professor Renato nos mostrou qual é realmente a linguagem do corpo na educação, destacando que a aprendizagem é um processo”, destaca.

“Acho super legal quando o palestrante tem uma bagagem de conhecimento igual a do Renato. Junto a esses profissionais qualificados podemos trocar ideias de materiais e formas de desenvolver atividades na escola, ou qualquer que seja nosso espaço de atuação. A equipe da Fundesporte sempre está atualizada e desenvolvendo qualificação aos profissionais de educação física pelo Estado”, acrescenta Paola Maidana.

Já o curso “Regras de futebol de campo e diretrizes de arbitragem” teve aplicação do Prof. Esp. Erlei Pires Dias, que falou a respeito do estudo das regras oficiais; mudanças de regras 2019/2020; plano de trabalho dos árbitros; ética e moral na arbitragem; diretrizes e dinâmicas de arbitragem e jogo com arbitragens. As aulas tiveram 26 presentes.

Os cursos tiveram carga horária de 20 horas/aula. Aos alunos com frequência superior a 75% serão disponibilizados certificados para emissão no site da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov).

A Fundesporte esteve no município fronteiriço com o diretor-presidente Marcelo Ferreira Miranda; gerente Domingos Sávio da Costa e os coordenadores da UPF, Thamy Kumagai e Fabrício Diniz Rodrigues.

O evento foi realizado pelo Governo do Estado via Fundesporte/UPF e Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região (Cref11/MS), com apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã e Funcespp.

Foto de capa: Fundesporte

plugins premium WordPress