A edição 2025 da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense começou a ganhar forma nesta quinta-feira (24), com a primeira reunião técnico-administrativa entre a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e os clubes interessados. Representantes de 17 times foram convidados para o encontro que aconteceu na sede da entidade, em Campo Grande. Nove deles confirmaram participação e outros quatro ainda estudam a possibilidade. Todas as vagas e as decisões tomadas devem ser ratificadas na reunião do Conselho Arbitral da competição, que deve acontecer na segunda quinzena de junho.
O encontro foi comandado pelo presidente da FFMS, Estevão Petrallás, e pelo diretor de competições, Marcos Tavares. Além dos detalhes técnicos, os dirigentes foram orientados a respeito das obrigações para disputa, como os documentos necessários para liberar estádios, inscrições de jogadores, taxas de arbitragem e delegados, entre outros.
Uma das novidades, que já havia sido divulgada pelo presidente Petrallás, é o aproveitamento de atletas Sub-23. Os clubes poderão inscrever até 35 jogadores, mas 20 deles precisam ter idade máxima de 23 anos, independente de quantos serão utilizados nos jogos. Essa decisão será da comissão técnica de cada equipe”, explica Marcos Tavares.
Estevão Petrallás comemora a possibilidade de clubes que estavam inativos retornem ao futebol profissional. “Hoje tivemos pré-inscrição de 13 clubes e esperamos que pelo menos dez deles disputam a Divisão de Acesso. Entre eles podemos ter o retorno da SER Chapadão, AA Bataguassu, CA Paranaibense e do EC Rio Pardo. Foi uma reunião muito boa, produtiva, com a decisão de utilizar pelo menos 20 jogadores Sub-23 nos elencos, o que deve valorizar e oxigenar o sistema de inclusão de novos atletas no mercado sul-mato-grossense e depois no mercado nacional”, afirma o presidente da Federação.
Como vai ser
Segundo Marcos Tavares, nove clubes confirmaram participação na competição que deve começar no último fim de semana de agosto. Nesta lista estão Comercial, Taveirópolis, São Gabriel, Sete de Setembro, Bataguassu, SERC, Paranaíba, Rio Pardo e o Novo FC. Já Maracaju AC, Ponta Porã SE, AA Moreninhas e EC Campo Grande manifestaram interesse na disputa e tem até a data do Conselho Arbitral para se definirem.
Dois formatos propostos para disputa da Série B Estadual dependem do número de clubes que confirmarem participação. Em uma delas, os clubes seriam divididos em dois grupos e se enfrentariam dentro das chaves em turno e returno. Os dois melhores de cada lado se classificariam para semifinal, com dois confrontos eliminatórios em ida e volta. Os finalistas disputaram o título também em ida e volta e garantiriam o acesso.
Em outra proposta, a primeira fase teria 12 clubes divididos em três grupos e se enfrentariam dentro das chaves em turno e returno. Oito clubes avançam para quartas de final, com confrontos eliminatórios em ida e volta, o mesmo acontecendo na semifinal e decisão, com os finalistas garantindo o acesso.
Existe a possibilidade ainda da Série B ser disputada no formato todos contra todos, em turno único, como em 2024. O clube que somar mais pontos é o campeão e os dois primeiros garantem o acesso. Mas, dependendo do número de participantes, algumas rodadas teriam que acontecer no meio de semana, possibilidade que os clubes querem evitar.