Adenor Leonardo Bachi, o Tite, não será técnico do Corinthians nem de nenhum outro clube por tempo indeterminado. A decisão do treinador da Seleção Brasileira nas últimas duas Copas do Mundo e do Flamengo na temporada passada oficializou uma pausa na carreira para tratar da saúde mental e física.
A nota oficial foi pulicada pelo filho do treinador, Matheus Bachi, na manhã desta terça-feira (22), na rede oficial do assistente de Tite. Na noite de segunda-feira, o treinador teve uma crise de ansiedade. Embora jamais tenha utilizado psicólogo na Seleção Brasileira, Tite tem acompanhamento terapêutico com profissional particular da confiança dele.
No ano passado, Tite passou mal depois da classificação do Flamengo contra o Bolívar na altitude de 3.600 metros de La Paz na Copa Libertadores da América. O treinador desembarcou no Rio de Janeiro direto para o hospital e foi internado. O comandante rubro-negro à época apresentou arritmia cardíaca (fibrilação atrial). A enfermidade foi revertida com medicamentos, ele teve alta e votou a trabalhar no Flamengo até ser demitido. No fim de 2023, Tite aproveitou as férias do Flamengo para passar por uma uma cirurgia e colocar uma prótese no joelho.
Desde a saída do Flamengo, Tite passou a viajar com o filho e o agente, Gilmar Veloz, à Europa e aos Estados Unidos para ver jogos e abrir novos mercados em busca do sonho de trabalhar no exterior. Ele interessava, por exemplo, ao Al-Hilal da Arábia Saudita. Tite negociava com o Corinthians e tinha acerto encaminhado com o clube pelo qual ganhou uma Libertadores, um Mundial de Clubes e duas edições do Campeonato Brasileiro. No entanto, Tite mudou de ideia para cuidar, principalmente, da saúde mental.
No ano passado, Tite mostrou muito incômodo depois de sofrer o empate do Vasco ao ter o lance decisivo da partida comparado com o gol sofrido pelo Brasil contra a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022. Ficou claro o incômodo do técnico com uma dor não curada até aquele momento. Ele ficou bastante abatido.
“Não pode abrir uma ferida de uma coisa passada para uma coisa recente atual. Se não fica meio desumano. Quando tive que falar da Seleção e eu não estava, eu falei. E do contexto todo. E sempre os erros são coletivos. Toda situação que for para colocar um ponto apenas de um erro é o primeiro passo da ignorância. E não é só no futebol, porque ela é conjunta”, desabafou depois de sofrer o gol de Philippe Coutinho no fim do clássico. Uma das vozes da consciência do treinador é a companheira dele, Rosmari Bachi, com quem tem feito muitas viagens para descansar. Esteve recentemente na Amazônia recarregando a bateria, sempre acompanhado pela esposa, filho, neta e netos.
A nota publicada no Instagram de Matheus Bachi diz: “O técnico Tite anuncia uma pausa na carreira por tempo indeterminado para cuidar de sua saúde mental e física: ‘Entendi que existem momentos em que é preciso compreender que, como ser humano, posso ser vulnerável e admitir que isso certamente irá me tornar mais forte”, informa o texto.
O texto continua: “Sou um apaixonado pelo que faço e assim seguirei sendo, mas conversando com minha família e observando os sinais que meu corpo estava emitindo, decidi que o melhor a fazer agora é interromper minha carreira para cuidar de mim pelo tempo que for preciso. Como se tornou público, havia uma conversa em andamento com o Corinthians, mas ela precisará ser paralisada por uma decisão difícil, mas necessária”.
A reação do Corinthians foi imediata. “Na manhã desta terça-feira (22), o Sport Club Corinthians Paulista comunica que encerrou as negociações pelo retorno do técnico Tite. As partes ficaram muito próximas do acerto e o treinador era esperado para assinar o contrato e já comandar os trabalhos da equipe nesta terça. No entanto, por uma decisão pessoal, Tite resolveu pausar momentaneamente a sua carreira para cuidar da sua saúde física e mental. O Corinthians deseja uma pronta recuperação ao técnico campeão da América e do Mundo pelo clube”, informa o clube em nota oficial.