Cooperação entre Brasil Paraguai destrói 400 toneladas de maconha

-

Durante a operação foram destruídas mais de 400 toneladas de maconha. (Foto: Divulgação/ SENAD)
Durante a operação foram destruídas mais de 400 toneladas de maconha. (Foto: Divulgação/ SENAD)

Policiais brasileiros e paraguaios continuam combatendo a produção e o tráfico de drogas na fronteira dos dois países. A cooperação entre os dois governos tem resultado em grandes prejuízos para os traficantes que atuam na fronteira entre o Mato Grosso do Sul e o Departamento de Amambay cuja capital é Pedro Juan Caballero.

Recentemente agentes da Policia Federal do Brasil da Secretaria Nacional Antidrogas, a Força Aérea Paraguaia e o Ministério Público daquele pais estiveram envolvidos na Operação Aliança 14 na região de Capitan Bado que faz fronteira com Coronel Sapucaia.

Com o apoio de helicópteros, do serviço de inteligência e de dezenas de agentes foram encontrados e destruídos mais de 120 hectares de pés de maconha que poderiam render mais de 400 toneladas de droga. Sendo que a maior parte disso viria para o mercado brasileiro.

A droga estava sendo cultivada em 52 locais diferentes onde foram encontrados acampamentos precários que serviam de abrigo para as pessoas que cuidavam da plantação e depois seriam responsáveis pela colheita, secagem e prensagem da maconha. Pelo menos 20 acampamentos foram destruídos e mais de uma tonelada e meia de semente de maconha foi apreendida.

De acordo com o promotor antidrogas do Paraguai Hugo Volpe, toda a plantação encontrada foi incinerada, bem como a semente, prensas e pertences dos trabalhadores rurais que são aliciados para o plantio e produção da droga.

A Operação Aliança 14 vai prosseguir por alguns dias quando as autoridades brasileiras e paraguaias devem fazer uma avaliação do trabalho e traçar planos para outras operações em conjunto visando o combate ao tráfico de drogas entre os dois países.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile