Na continuidade do acordo de cooperação entre a SENAD e a Polícia Federal Brasileira, teve início a Operação “Nova Aliança XLVII”, que abrangerá áreas entre os Departamentos de Caaguazú e Canindeyú. Um contingente de Agentes Especiais e integrantes das Forças Especiais da SENAD se instalou na Reserva Natural do Morombi para enfrentar estruturas criminosas. Além disso, contam com o apoio de helicópteros da Força Aérea Paraguaia e da própria Polícia Federal brasileira.
Durante 10 dias, pretende-se realizar incursões aéreas e terrestres para desmantelar centros de produção e apreensão de estruturas de tráfico de droga, bem como grandes áreas de culturas de maconha constatadas na região. Nos últimos anos, esquemas criminosos relacionados a facções no Brasil entraram em florestas protegidas, onde procedem o desmatamento de vários hectares com árvores nativas para estabelecer cultivos de maconha.
No primeiro dia, foram desmantelados cinco acampamentos de drogas e erradicados 25 hectares de maconha, além de 1.250 quilos da droga pronta. Esses números representam a saída de circulação de cerca de 76 toneladas de maconha, destinadas em maior parte ao mercado brasileiro, gerando lucros cessantes para as estruturas criminosas de cerca de 2 milhões e 250 mil dólares norte-americanos.
Operação gera prejuízo milionário aos narcoprodutores.