Coronel Waldir Ribeiro Acosta deixa comando da PM na próxima sexta-feira

-

O coronel deixará o comando da PM neste final de semana.(Foto: Divulgação)

Após 34 anos e 2 meses dedicados a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, dos quais, mais de três no comando geral da instituição, o Coronel Waldir Ribeiro Acosta, deixa o comando na próxima sexta-feira (22) em cerimônia interna, passando o comando ao Coronel Marcos Paulo Gimenes, atual comandante do Departamento de Operações de Fronteira – DOF. Em seguida, por atingir o tempo limite na ativa, o coronel Waldir passa para a Reserva Remunerada da instituição.

Filho e sobrinho de policiais militares ainda no Mato Grosso uno, Waldir ingressou na instituição como praça seguindo nos estudos até prestar concurso e ser aprovado para Academia de Formação de Oficiais de Polícia Militar. Assim como praça, ao chegar ao oficialato passou por várias unidades da PM em Campo Grande e interior.

Comandou Pelotões em Campo Grande, a Polícia Militar Ambiental de Corumbá, posteriormente o Batalhão da PM no município. Assumiu o comando da Polícia Militar Rodoviária – BPMRv – o Comando de Policiamento Metropolitano e por fim, comandante-geral da instituição em fevereiro de 2017.

Waldir sempre esteve ao lado de seus comandados desde o início do oficialato, participando da maioria das ações e operações de seus subordinados. A prática não mudou mesmo ao integrar o quadro de oficial superior – major, tenente-coronel e coronel – sendo comum estar em meio a tropa durante operações em perímetros urbanos da Capital e interior, barreiras e inclusive em missões de caráter educativo.

Academia de Oficiais

Entre os grandes feitos durante o comando-geral, está a criação e ativação da Academia de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Em seu primeiro ano de atividade, a Academia localizada na saída para Aquidauana, prepara 50 cadetes aprovados em várias fases de concurso. Entre eles estão 12 oficiais de saúde, categoria que não era incluída nos últimos 20 anos.

plugins premium WordPress