Na tarde desta terça-feira, (22), durante ações realizadas no âmbito da 2ª Operação RENORCRIM/DIOPI/MJSP, equipe do DRACCO da Polícia Civil localizou e prendeu o foragido da Justiça, J.E.S. (37), já conhecido no meio policial por passagens policiais decorrentes de crimes graves como roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e membro de alta periculosidade de facção criminosa com atuação dentro e fora de estabelecimentos penais.
Além do cumprimento do Mandado de Prisão Recaptura, a equipe do DRACCO apreendeu, em poder do preso, uma pistola turca calibre 380 municiada Diante dos fatos, Júlio foi encaminhado até o DRACCO para os procedimentos de recaptura e autuação em flagrante.
Júlio estava foragido em Campinas e havia retornado às atividades criminosas em MS há cerca de um mês. Segundo investigações, ele já exerceu função de relevância dentro da facção, atuando como elo de ligação com outras organizações criminosas, e o fato de ser flagrado na posse de arma de fogo durante sua prisão, reforça seu envolvimento contínuo com o crime organizado e o risco que representava à sociedade, sendo que sua recaptura e autuação em flagrante demostra um golpe contra o avanço das facções em território sul-mato-grossense por meio de repressão qualificada exercida por este DRACCO PCMS.
A deflagração desta ação ocorre no contexto da 2ª Edição da Operação Renorcrim, uma iniciativa da Rede Nacional de Unidades Especializadas de enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).
A Operação Renorcrim demonstra o comprometimento e a eficácia das ações integradas entre a Senasp e as Polícias Judiciárias de todas as unidades federativas. As operações conjuntas ressaltam a capacidade do país de enfrentar o crime organizado, com especial foco na prisão de lideranças e descapitalização das organizações criminosas.