Gaeco deflagra operação em 5 cidades de MS

-

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e o Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) deflagraram nesta terça-feira (18/2), a operação ‘Malebolge’ em cinco cidades de Mato Grosso do Sul, sendo elas: Água Clara, Campo Grande, Corguinho, Rochedo e Terenos. Ao todo, foram expedidos 11 mandados de prisão preventiva e 39 de busca e apreensão.

A investigação constatou a existência de organização criminosa voltada à prática de crimes contra a Administração Pública instalada em Água Clara e Rochedo, com núcleos de atuação distintos, mas que apresentavam um mesmo ‘modus operandi’, encontrando ligação com um empresário, que agia como articulador do esquema em ambos os municípios, mediante a cooptação de servidores públicos, contando para tanto com o auxílio de vários outros empresários.

A organização criminosa se valia dos servidores públicos corrompidos para fraudar o caráter competitivo de licitações públicas, direcionando os respectivos certames para beneficiar empresas participantes do esquema delituoso, mediante a elaboração de editais moldados e por meio de simulação de competição legítima, em contratos que ultrapassam a casa dos R$ 10 milhões.

O esquema envolvia também o pagamento de propina aos agentes públicos que, em típico ato de ofício, atestavam falsamente o recebimento de produtos e de serviços, como ainda aceleravam os trâmites administrativos necessários aos pagamentos de notas fiscais decorrentes de contratos firmados entre os empresários e o poder público.

Durante os trabalhos, o Gaeco valeu-se de provas obtidas, especialmente o conteúdo de alguns telefones celulares apreendidos, na operação ‘Turn Off’, compartilhadas pelo Gecoc mediante autorização judicial, que confirmaram o modus operandi da organização criminosa.

A operação contou com o apoio operacional do Batalhão de Choque e do Bope.

Saiba mais

‘Malebolge’, termo que dá nome à operação, é uma referência à Divina Comédia, obra clássica de Dante Alighieri, que descreve a jornada de um homem pelos reinos do inferno, purgatório e paraíso. Dentro do inferno, o ‘Malebolge’ é a região onde os fraudadores e corruptos são punidos de acordo com a gravidade de seus pecados.

plugins premium WordPress