Uma possível tentativa de resgate de Simone Souza de Simões de 43 anos, de uma das celas do 1º Distrito Policial de Ponta Porã, obrigou as autoridades a fazer a transferência dela de forma urgente para outra unidade.
No começo da noite desta quinta-feira (20), homens do COPE (Comando de Operações Penitenciárias), o grupo de Intervenção Prisional e Escolta de Alto Risco da Polícia Penal do Mato Grosso do Sul, chegaram a Ponta Porã e assumiram a custódia dela.
O esquema de transferência foi montado junto com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) o presídio a qual ela foi levada ainda e sigilo por questões de segurança.
Antes disso, Simone passou por Audiência de Custódia por videoconferência, foi levada até o IML e a um hospital da cidade. Ela estava acompanhada de alguns policiais civis e de Guardas Municipais.
Considerada peça chave no tráfico de drogas para uma facção criminosa que atua na Baixada Santista, no Litoral Paulista, ela foi presa durante a manhã de hoje, por homens do Batalhão de Choque, quando deixava um centro de estética. Simone é esposa de Jonas dos Santos Júnior, o “Pixote”, que cumpre 43 anos de prisão por ataques a delegacias em São Paulo.
Pixote é acusado de ter comandado a invasão à Delegacia de Polícia de Cubatão em 2006, quando criminosos atiraram contra policiais em um atentado coordenado contra as forças de segurança do estado de São Paulo.
Em Ponta Porã, Simone teria montado um esquema de envio de drogas do Paraguai para o Litoral Paulista. Prisão dela é considerado um duro golpe no crime organizado.