Cido Medeiros quer caçambas para coleta de entulhos nos bairros

-

Cido Medeiros em reunião com Fabiano Costa, secretário Municipal de Serviços Urbanos.(Foto: Assessoria)

O vereador Cido Medeiros (DEM) encaminhou nesta segunda-feira (20), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, indicação à Prefeita Délia Razuk (PTB) e a secretaria Municipal de Serviços Urbanos, sugestão que poderá pôr o fim dos problemas decorrentes da formação de depósitos irregulares de entulhos e outros materiais inservíveis, que afetam principalmente os bairros de Dourados.

O parlamentar apontou que os lixões clandestinos estão espalhados por toda a cidade, normalmente às margens das rodovias, em terrenos baldios ou em ruas sem asfalto. Além de conter produtos que poderiam ser reciclados ou ter destino adequado, os resíduos demoram milhares de anos para se decompor, causam mau cheiro e acumulam água, propiciando a proliferação do mosquito da dengue.

“A ideia central é pelo menos amenizar, caso seja impossível solucionar, as consequências dos depósitos de entulho feitos de maneira irregular pela população, principalmente em bairros mais afastados da região central”, esclarece Cido Medeiros.

O vereador diz ser comum os relatos e denúncias de moradores sobre os depósitos de entulho e lixo em leitos carroçáveis, terrenos baldios públicos ou particulares, que trazem más consequências à segurança, saúde e higiene pública.

“O Poder Executivo, zelador da saúde e da higiene da população, pode contribuir para a melhoria desta situação, colocando à disposição das comunidades caçambas estáticas em locais previamente analisados e adequados para que as pessoas possam depositar entulho e similares, evitando assim o criadouro de pequenos animais peçonhentos, insetos, além de eliminar problemas como mau cheiro e chorume”, avalia o parlamentar.

A princípio, a sugestão do vereador tem o objetivo de contribuir com os trabalhos de prevenção e combate à dengue, desenvolvidos pela secretaria de Saúde. Por outro lado, um dos maiores problemas ambientais em Dourados tem sido o gerenciamento do lixo, são impasses que vão desde a coleta, que ainda não é seletiva, até o destino final dos resíduos.

“A implantação de mais ecopontos são promessas de administrações que não saíram do papel até a presente data, pois desde o início do meu mandato venho cobrando uma iniciativa da administração municipal para resolver o problema, mas sem sucesso”, lamenta Cido. “Enquanto isso, sem opções, carroceiros clandestinos da cidade depositam tudo o que recolhem em áreas ambientais ou às margens das rodovias, modificando a paisagem destas áreas. A ação incentiva as queimadas, outra atividade irregular, que além de danos ao meio ambiente, incomoda moradores próximos com a fumaça”, completou.

“Diante dessa triste situação é que solicito a disponibilidade e distribuição de caçambas para coleta de entulhos nos bairros, onde a população poderá depositar resíduos da construção, sofás, cascos de geladeiras e resíduos inertes domiciliares”, finaliza Cido Medeiros.

plugins premium WordPress