Com hematoma no cérebro, Lula cancela viagem à Rússia

-

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisou cancelar uma viagem à Rússia por conta de um acidente doméstico. Segundo nota divulgada no site da Presidência da República no domingo (20), Lula “não viajará à cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração”.

“O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, conclui o texto. De acordo com um boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, o presidente foi atendido em Brasília no sábado (19) “após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital”. “Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades”, detalha o boletim.

Segundo o hospital, Lula “permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e Dra. Ana Helena Germoglio”. Em entrevista ao jornal O Globo, Kalil Filho detalhou que os exames feitos no final de semana apontam que o presidente teve “mínimos pontos de hematomas” no cérebro após um “forte trauma” na parte de trás da cabeça. Ainda segundo o médico, é “pouco provável que esse hematoma evolua”.

Conforme Kalil Filho, o quadro de Lula exige que exames sejam repetidos durante a semana, algo que é padrão para casos desse tipo e permitem verificar como a lesão evoluiu e se há necessidade de alguma intervenção ou tratamento. “Qualquer sangramento cerebral pode aumentar nos dias subsequentes. Então, a observação é importante”, apontou o médico, que reforçou que o presidente “está bem” e “pode ter atividades normais”.

Correio Braziliense

plugins premium WordPress