“Fevereiro Roxo”: Liandra destaca lei municipal que garante direitos das pessoas com fibromialgia

-

Na primeira sessão legislativa do ano, nesta segunda-feira (3), a vereadora Liandra da Saúde (PSDB), utilizou a tribuna para reforçar a importância da campanha “Fevereiro Roxo”, dedicada à conscientização sobre alzheimer, lúpus e fibromialgia. A vereadora falou sobre a Lei n° 5.225, de 10 de junho de 2024, de sua autoria e sancionada pelo executivo municipal de Dourados, que reconhece os mesmos direitos às pessoas com fibromialgia que às pessoas com deficiência, como acesso prioritário em filas, assentos reservados em transportes públicos, atendimento preferencial em serviços diversos.

Na tribuna, a parlamentar ressaltou a necessidade de ampliar o debate sobre essas doenças crônicas, que afetam milhares de pessoas e ainda são pouco compreendidas pela sociedade. “Precisamos trazer informação e sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Muitas dessas doenças não têm cura, mas com acompanhamento médico e apoio, é possível garantir mais qualidade de vida aos pacientes”, afirmou Liandra.

A vereadora também contou que é portadora de fibromialgia e entende as necessidades da doença, destacou ainda a importância do tratamento e diagnóstico precoce. “Eu sou portadora de fibromialgia, e como vereadora e defensora da saúde pública, reforço o compromisso de lutar por políticas que garantam diagnósticos precoces, acesso a tratamentos e mais suporte às famílias que convivem com essas enfermidades. Precisamos investir em informação, estrutura médica e humanização no atendimento”, conclui Liandra

plugins premium WordPress