Junior Rodrigues propõe palestra sobre as novas regras para Eleições 2020

-

Junior Rodrigues é o propositor da palestra.(Foto: Thiago Morais)

Com o intuito de esclarecer as dúvidas dos eleitores e candidatos, o vereador Junior Rodrigues (PL), junto com a 4ª Subseção da OAB Dourados/Itaporã, propõe uma palestra que abordará as novas regras eleitorais para 2020, a ser realizada no dia 12 de março, às 19 horas no Plenário da Câmara Municipal de Dourados.

Em outubro deste ano, mais de 150 mil eleitores devem ir às urnas em Dourados para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores. “Neste ano, o pleito terá regras novas, muitas delas criadas em razão da popularização das redes sociais ou em decorrência de problemas identificados pela Justiça Eleitoral, e sabemos que a principal alteração se refere às campanhas pela internet e às fake News. É preciso que os candidatos e a população estejam atualizados para a eleições de outubro”, destaca Junior.

Apesar da votação ocorrer apenas em outubro, o lançamento de pré-candidatos está autorizado e políticos e partidos devem observar as regras para não infringirem a legislação.

O vereado ainda ressalta que a prática de fake news com fins eleitorais foi criminalizada no ano passado. Pode ser preso e até ter a candidatura suspensa o concorrente que espalhar informações inverídicas sobre a campanha de adversários, com o intuito de ganhar vantagem na disputa. O Congresso aprovou pena de dois a oito anos de prisão para quem cometer essa prática, inclusive eleitores.

“Sabemos que essas mudanças ocorreram para garantir o processo eleitoral em uma disputa mais justa e equânime entre os concorrentes”, finalizou Junior Rodrigues.

plugins premium WordPress