Projeto do Centro de Agricultura Familiar ganha apoio do deputado Vander

-

No dia 19 de março foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito, Alan Guedes, para tratar do projeto do centro de comercialização e distribuição da agricultura familiar e economia solidária em Dourados proposto pelo vereador Elias Ishy. O administrador público afirmou que tem interesse no projeto, mas que não há verbas municipais para isso, portanto, dependeria de verbas federais, o que será construído com o mandato do deputado Vander Loubet (PT).

Na semana passada, Loubet esteve na cidade e afirmou que quer ser parceiro. “Pelo fortalecimento da agricultura familiar dentro de toda cadeia. É o carro chefe local, ainda mais com o aval do prefeito”, afirma o deputado. Como encaminhamento, ele disse ainda que vai ajudar a expandir essa atividade e se mostrou empolgado, devendo envolver, inclusive, gestores da região pela referência que terá o município. 

Foi realizada a apresentação do que está sendo elaborado e as providências que já foram tomadas junto ao secretário municipal da pasta, Ademar Zanatta, no sentido de  garantir o local físico e demais articulações junto aos produtores e parceiros, como a APOMS (Rede Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul), a AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). 

A apresentação foi realizada pelo Olácio Komori da APOMS e pelo professor Márcio Rogério Silva, do curso de engenharia de produção da UFGD, que estão empenhados na formulação do projeto. Segundo o relato, o objetivo é construir esse espaço de agroindústria agroecológica, um centro de distribuição, comercialização e e-commerce, feiras temáticas, cultura e lazer, incluindo agricultores familiares de todos os movimentos. 

Para eles, diante da pandemia ficou ainda mais clara a necessidade de que as ações sejam coordenadas em rede e diversificação dos canais de comércio e risco, à luz de modelos de cooperativas que tiveram sucesso, entregando, por fim, qualidade de vida e renda a todos, com suporte estratégico da universidade em análises, pesquisa, desenvolvimento e gestão. 

plugins premium WordPress