Covid 19. Dourados terá “Dia D” de vacinação neste sábado

-

Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) já estão organizando toda a logística de vacinação para o “Dia D” de imunização que acontecerá neste sábado (3). Pelo cronograma, as doses serão aplicadas em 11 unidades de saúde, distribuídas estrategicamente para contemplar todas as regiões do município.

Assim como vem ocorrendo nas últimas semanas, a prioridade de vacinação continua sendo os idosos. Depois de receber um novo lote com 8.663 doses de vacina nesta quinta-feira (1) à noite, a Prefeitura de Dourados decidiu acelerar a imunização ampliando a idade para 63 anos ou mais.

“Sabemos que a vacinação é única forma de proteger as pessoas e estamos fazendo de tudo para acelerar esse processo, avaliando os lotes de vacinas que chegam e sem se esquecer da logística de aplicação. Precisamos avançar, mas com cuidado, sem aglomeração e sem deixar as pessoas esperando tanto tempo na fila. Estamos pensando nos detalhes com carinho e cuidado”, disse o prefeito Alan Guedes.

Segundo o secretário interino de Saúde, Edvan Marques, a vacinação nos postos, neste sábado, será das 8h às 13h e não é necessário agendamento. “Fizemos a distribuição das doses nas unidades para que as pessoas cheguem e consigam se imunizar de forma rápida e organizada”, destacou.

Também serão vacinados idosos acima de 60 anos com doenças imunossupressoras, oncológicos com doença ativa em tratamento, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea e renais crônicos, pneumopatias crônicas graves, portadores de doenças cardiovasculares crônicas que tenham sido submetidos a procedimentos operatórios.

Também estão na lista de prioridades pessoas acima de 18 anos que têm síndrome de down, anemia falciforme, coagulopatias hereditárias, renais crônicos, pessoas com deficiências permanentes que apresentem limitação motora ou incapacidade, incapacidade de ouvir e enxergar e deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Os profissionais de saúde já estão com agendamento feito e seguem cronograma. Já os profissionais de segurança pública terão um sistema de atendimento elaborado de forma conjunta com o comando de cada instituição.

Locais de vacinação

As doses estarão disponíveis nas unidades: Vila Rosa; Izidro Pedroso; Idelfonso Pedroso; Jardim Maracanã; CSU; Pq Das Nações II; Altos Do Indaiá; Parque Do Lago II; Jockey Clube; Ouro Verde e 4º Plano.

O atendimento ao público é das 8h às 13h.

A imunização vai acontecer em diversos postos de saúde do município. (Foto: Antonio Coca)
plugins premium WordPress