Dourados terá testes rápidos de hepatites virais na sexta-feira 

-

Equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento vai atender a população durante toda a semana.(Fotos – Divulgação/CTA/SAE)

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pelo crivo SUS (Sistema Único de Saúde), através do Departamento de Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, está realizando ações de prevenção durante esta primeira semana de agosto, ainda em razão da campanha ‘Julho Amarelo’, desenvolvida acerca das hepatites virais.

Para que sejam alcançados os objetivos propostos, desde a manhã desta segunda-feira (3) até sexta-feira (07), o SAE/CTA (Serviço de Assistência Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento) está realizando os testes rápidos de hepatites B e C. Em livre demanda, os testes são realizados no horário das 07h às 13h, de segunda a quinta. Já na sexta-feira, dia 07, a instituição estará aberta em horário estendido, das 07h às 17h, com a oferta de testagem rápida e com a disponibilização de uma palestra online ministrada pelo infectologista Pablo Marinho Custódio, médico responsável pelo acompanhamento e tratamento dos pacientes do programa de hepatites de Dourados e da macrorregião, aos acadêmicos do curso de medicina do segundo e terceiro semestres da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Aurenita Barbosa, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais explica que embora o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais seja 28 de julho, a campanha está sendo realizada nesta primeira semana de agosto e tem o intuito de realizar um maior alcance da população, sem que seja necessário um acúmulo do público em um único evento.

A coordenadora ressalta que as ações programadas para a campanha Julho Amarelo visam cumprir metas estabelecidas no PAM (Plano de Ações e Metas) 2020 e têm a finalidade de atender as diretrizes voltadas à política de saúde, em torno das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

“O objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade sobre o aumento do número de casos das IST e Hepatites Virais no município de Dourados e região, bem como da vulnerabilidade a que as pessoas se colocam com a prática do sexo sem proteção”, menciona.

HEPATITES

As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelos vírus A, B e C. Além destas, existem ainda as hepatites D e E. As hepatites são silenciosas, sendo que na maioria dos casos não apresentam sintomas. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.

Hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. O risco de evolução da doença é a consequência de danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Daí é importância da testagem.

A ampliação do acesso aos diagnósticos costuma ser um desafio aos programas de saúde pública. Com intuito se facilitar esse acesso, os testes rápidos, que podem ser realizados durante atendimento ou consulta em qualquer local, aumentam a resolutividade do SUS ao facilitar, ao indivíduo, o conhecimento de sua situação imunológica em pouco tempo.

Também na sexta-feira (7), será disponibilizada aos acadêmicos do curso de medicina do segundo e terceiro semestres da UFGD, palestra online com o infectologista Pablo Marinho Custódio.

Os testes serão realizados somente no CTA, localizado à Rua dos Missionários, nº 420, Centro de Dourados. O telefone da unidade é o 3423-9150.

plugins premium WordPress