Em uma semana laboratório da UFGD realiza 129 exames de covid-19

-

Outros 83 testes encontram-se em execução pela equipe e devem ter resultados liberados em até 48 horas.(Foto: Assessoria)

Com uma semana de funcionamento para exames de covid-19, o Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS) da UFGD já efetuou 129 testes em amostras, todas oriundas de pacientes de Dourados. Outros 83 exames encontram-se em execução e devem ter resultados prontos em até 48 horas. A equipe, que conta com técnicos de laboratórios das faculdades de Ciências da Saúde (FCS) e de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA), além de duas farmacêuticas bioquímicas e um biomédico, tem condições de analisar cerca de 50 amostras de material coletado por dia. Para isso, todo o espaço teve que passar por adequações, conforme recomendações sanitárias municipal e estadual.

O trabalho é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e a Universidade, na tentativa de desafogar as atividades no Laboratório Central (LACEN), em Campo Grande, que fica a cargo de testar as amostras da saúde pública de praticamente todo o Estado.

Em dados atualizados nesta quarta-feira (03), o município de Dourados contabiliza 378 casos de covid-19 e se configura como a cidade com mais pessoas infectadas em Mato Grosso do Sul, que soma um total de 1.802 pacientes com coronavírus. Destes, 39 permanecem internados em hospitais públicos e privados do Estado.

Para a participação na testagem, a UFGD conta com a colaboração do Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD), que tem cedido roupas privativas, sapatos impermeáveis e profissionais especializados da área da saúde. Os insumos para uso do LPCS, em sua maioria, foram adquiridos pela Universidade, mas também houve montante repassado pelo LACEN e doado por docentes que realizam pesquisas no laboratório.

Com 300 metros quadrados de área, o Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS) foi inaugurado no início de 2014 como Laboratório Multiuso da UFGD. A estrutura foi construída com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações mediante termo de cooperação 04.10.0259.

plugins premium WordPress