Exames de material coletado em Drive Thru de Dourados serão feitos em laboratório da UFGD

-

O material está sendo colhido no quartel do Corpo de Bombeiros em Dourados.(Foto:Franz Mendes)

A UFGD, por intermédio do Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS), está se preparando para receber todo material coletado no serviço de testagem para covid-19 no Drive Thru de Dourados. A universidade aguarda o alvará sanitário para iniciar os trabalhos nas próximas semanas.A equipe fará os diagnósticos a partir do exame, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Hoje, a demanda vai para o LACEN-MS, em Campo Grande.

O objetivo é que os resultados já saiam em 24h. Além disso, segundo a médica infectologista do HU-UFGD e membro do Comitê Operacional de Emergência (COE), Andyane Tetila, o laboratório da UFGD também vai atender a demanda de testagem da população da Reserva Indígena. “Esse trabalho é de prioridade para o Estado e esperamos que, até a próxima semana, já demos início aos trabalhos”.

Conforme a médica, o LPCS está em fase de adaptação, conforme as exigências da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual para atendimento clínico, já que o mesmo é um laboratório de pesquisa. “São adequações simples de estrutura e fluxos para biossegurança”, disse.

O governo estadual também vai ofertar os kits de coleta e insumos utilizados na realização do exame para covid-19 para os indígenas da Reserva Indígena de Dourados com síndrome gripal. As coletas serão centralizadas em uma Unidade de Saúde da rede de atenção indígena. Para Andyane Tetila, o importante é detectar, de forma precoce, a circulação do vírus na população indígena e realizar os bloqueios para se evitar a transmissão viral local.

“A susceptibilidade é preocupante nessa população, considerada como de alto risco para complicações, gravidade e óbito”, explicou. O LPCS também realizará os exames oriundos das aldeias.

Através do Disk Coronavirus Dourados (67) 3311-6263, a população pode esclarecer as dúvidas sobre a doença e também agendar a realização de testes no Drive Thru Dourados. O serviço funciona às segundas, quartas e sextas, das 14h às 16h, no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Dourados, localizado na avenida Presidente Vargas, 1167, Vila Progresso.A capacidade inicial será a realização de 30 testes RT PCR por dia (são os testes que confirmam a doença através da detecção do RNA do novo coronavirus).

O acesso será mediante agendamento. Os exames laboratoriais estão sendo feitos no LACEN de Campo Grande, até que estrutura da UFGD fique pronta para a atividade.No Drive Thru Dourados, só poderão realizar os exames pessoas que possuam veículos, mediante agendamento. Aqueles que não possuem veículos ou menores de 12 anos de idade serão agendados e encaminhados para a Unidade de Atendimento de Síndrome Gripal: UBS Santo André, localizada na rua Mato Grosso, 556, Jardim Água Boa.No LACEN, os resultados estão saindo num prazo de 48h a 72h, os quais serão disponibilizados ao usuário por SMS, email e também poderão ser obtidos acessando o link: www.saude.ms.gov.br

plugins premium WordPress