Programa de prevenção ‘Cassems Itinerante’ leva atendimento especializado até quatro cidades nesta semana

-

O programa de assistência à saúde Cassems Itinerante leva atendimento especializado até Corumbá, Coxim, Nova Andradina e Paranaíba no próximo fim de semana. Criado em 2013, o programa já atendeu mais de 33 mil pessoas em todo o estado e só em 2018, aproximadamente 8 mil beneficiários foram atendidos pelos profissionais levados pela ação. A implementação desse atendimento especializado aconteceu após a Caixa dos Servidores perceber a carência de médicos especialistas no interior do estado. Dessa forma, o principal objetivo do programa é amenizar as dificuldades encontradas pela população do interior do Estado no acesso à medicina especializada, nos locais onde não há disponibilidade desses serviços na Rede Própria ou na Credenciada.

Para a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o sucesso das ações depende da parceria dos profissionais de saúde em aceitar o deslocamento para realizarem os atendimentos no interior. “Nós criamos o cronograma baseado nas necessidades locais, analisando sempre a viabilidade administrativa e também do profissional, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários”.

A beneficiária Orcilene Ajala foi atendida pelo programa em Jardim. Ela conta que teve uma experiência positiva. “O atendimento foi bom e eu acho bem bacana ter a possibilidade de consultar com especialista na nossa própria cidade”.

Atendida em Sidrolândia, Jessica Diolindo levou o filho para se consultar e, assim como boa parte dos atendidos pelo programa, ela destaca a facilidade de ter o atendimento perto de casa. “Eu gostei muito do atendimento, principalmente por que a gente não precisa se deslocar até Campo Grande. É muito cansativo, principalmente para o bebê. Então, o atendimento vir até aqui é muito bom”, pontua.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, lembra que a falta ou a má distribuição de médicos, que tem sido tema de debates nacionais, levaram a Caixa dos Servidores a criar o programa. “Nós sabemos o quanto sofremos com a ausência de profissionais em nossas regionais e hospitais. Começamos a criar um grupo de profissionais diferenciados, interessados em caminhar conosco neste atendimento itinerante e que, sobretudo, tenham a esperança de minimizar os problemas de atendimento no interior”, ressalta.

Confira a agenda do programa de prevenção no interior, neste fim de semana:

Sexta-feira (18):

Coxim – Psiquiatra Leonardo

Sábado (19):

Coxim – Psiquiatra Leonardo

Corumbá – Geriatra Aline Eloisa Mendes Barbosa

Nova Andradina – Psiquiatra João Gabriel

Paranaíba – Endocrinologista Mariane Mariano

plugins premium WordPress