Projeto de Barbosinha ajuda reduzir fila por atendimento de saúde em Dourados

-

Os atendimentos aconteceram neste final de semana, em Dourados, através do projeto de Mutirão em Saúde. (Foto: João Carrigó)

Centenas de pessoas foram atendidas, gratuitamente, neste final de semana, em Dourados, através do projeto de Mutirão em Saúde, organizado pelo mandato do deputado Barbosinha (DEM-MS) com a colaboração espontânea do médico Jamal Mohamed Salem, conceituado urologista de Mato Grosso do Sul e ex-vereador em Campo Grande, com mais de 20 anos de experiência na atividade.

O mutirão de exames preventivos para se detectar sintomas do câncer de próstata, como parte da campanha ‘Novembro Azul’, que está mobilizando a população masculina, reuniu mais de 150 pessoas das regiões da Vila Industrial, do Jardim Canaã I e da Vila Cachoeirinha, entre sexta-feira (8) e domingo (10).

“Para nós, foi extremamente gratificante termos sido escolhidos para abrir esse projeto, porque realmente a prevenção ainda é o melhor remédio”, comentou o pastor Silvio Cardoso Gonçalves, líder da igreja Assembleia de Deus em São Paulo, que veio acompanhar os trabalhos coordenados pelo pastor Gabriel Matos, da Assembleia de Deus MS da Vila Industrial. “Foi a mão de Deus que guiou essa ação do deputado Barbosinha, trazendo saúde pra perto dos nossos irmãos na fé”.

O médico urologista Jamal Salem, apresentado como “referência nacional no tratamento das doenças de próstata” pelo deputado Barbosinha, disse que, durante os mutirões, pode sentir “a dificuldade e a carência que as pessoas tem, alguns há muito tempo aguardando por uma cirurgia simples, e até com dificuldades em conseguir marcar uma consulta”. Ele viu um paciente, por exemplo, há três anos usando uma sonda para contornar um cálculo na bexiga, sem conseguir agendar uma consulta na rede pública. Aproveitou para conclamar os demais setores a se unirem nesse sentido. “Muitas vezes a pessoa precisa recorrer a dez vereadores para chegar a um resultado paliativo; então, o Governo precisa colocar um olhar diferenciado nessa situação”.

Para o deputado Barbosinha, com essa série de atendimentos, o médico Jamal ajudou a suprir uma carência existente nesse setor da saúde em Dourados. “Vamos trazer o doutor Jamal novamente, provavelmente em dezembro, para mais uma etapa de atendimentos e quero convocar os homens para ficarem atentos, nas nossas redes sociais, sobre a importância dessa prevenção e o agendamento para identificar qualquer situação precocemente, o que é mais importante”.

plugins premium WordPress