Sábado é o Dia D de vacinação contra sarampo

-

Fotos – A. Frota

A Secretaria de Saúde de Dourados, por meio do Departamento de Vigilância e Saúde, segue vacinando contra o sarampo crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.

A campanha destina-se a atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, também é eficaz contra rubéola e caxumba. A campanha acontece de 7 a 25 de outubro e o ‘Dia D’ está marcado para este sábado, dia 19. Em Dourados, a abertura será ás 8h, na UBS Cabeceira Alegre, com a presença da secretária de Saúde, Berenice de Oliveira machado Souza.

De acordo com a Gerência do Núcleo de Imunização de Dourados, o objetivo é vacinar seletivamente (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações – PNI) contra o sarampo as crianças alvo da campanha, visando interromper a circulação viral e controlar a doença no País.

A priorização deste grupo deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 05 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

plugins premium WordPress