Saúde alerta pessoas a buscarem tratamento aos primeiros sintomas de gripe ou Covid-19

-

O Departamento Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados distribuiu nota para orientar as pessoas a procurarem uma das unidades de saúde de referência da rede municipal, o mais rápido possível, sempre que apresentarem algum sintoma de síndrome gripal ou síndrome respiratória grave.

“Estamos percebendo é que a procura pelos serviços de saúde está sendo tardiamente, com agravamento do quadro do paciente, o que se reflete na alta taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI destinados ao tratamento da Covid-19”, explica o médico Gecimar Teixeira Júnior, gerente do Núcleo de Assistência Médica da Atenção Primária.

Ele completa que “o atendimento logo na fase inicial favorece o tratamento e a redução das complicações”.

 

FLUXO

Conforme o fluxo de atendimento das unidades de saúde, nos casos de urgência/emergência e síndrome respiratória aguda grave deve-se procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas.

Já nos casos de urgência clínica, os atendimentos devem ser buscados nas unidades da Seleta (das 17h às 22h; nos fins de semana, das 17h às 23h); Parque das Nações II, de segunda a sexta, das 17h às 22h; e na unidade de Vila Vargas, também de segunda a sexta, das 17h às 22h.

Vale ressaltar os horários de atendimento das unidades sentinelas, voltadas para as síndromes gripais. O PAM (Pronto Atendimento Médico) é referência e atende de segunda a sexta-feira, entre as 6h e meia-noite. A outras unidades são: Vila Índio, Santo André, Vila Vargas e  Cachoeirinha, todas com atendimento de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Prestam atendimento, com o programa Saúde na Hora, de segunda a sexta, entre 7h e 19h, as unidades de saúde Altos do Indaiá, Maracanã, Izidro Pedroso, Cabeceira Alegre e Idelfonso Pedroso.

Já as unidades Bem-Te-Vi, Carisma, Campo Dourado, Chácara Caiuás, CSU (Água Boa), Cuiabazinho, Guaicurus, BNH 4º Plano, Jóquei Clube, Novo Horizonte, Ouro Verde, Parque do Lago II, Parque das Nações I e II, Piratininga, Seleta, Vila Hilda, Vila Rosa, Vila Vieira, e nos distritos de Formosa/Macaúba, Indápolis, Itahum, Panambi, Vila São Pedro e Vila Vargas, atendem das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

plugins premium WordPress