Seis pacientes da fila para UTI em Dourados serão transferidos para São Paulo

-

Seis pacientes que esperam por um leito de UTI em Dourados serão transferidos para São Bernardo do Campo, em São Paulo. A previsão é que a transferência aconteça na tarde desta terça-feira (09), porém há possibilidade de alteração no cronograma devido à instabilidade climática.

A transferência, que tem a finalidade de garantir a saúde dos pacientes e melhorar o fluxo na fila de espera de leitos hospitalares, está sendo coordenada de forma conjunta pela Central de Regulação Estadual, Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).

Segundo a Sems, a previsão é que pacientes saiam de Dourados a partir das 14h. Não há mais leitos intensivos para atendimento de pessoas com covid-19 nos hospitais de todo Mato Grosso Sul, por isso, o esforço em conjunto para que ninguém fique sem atendimento.

Ao todo, no Estado há 593 vagas em UTI para assistência dos doentes com o novo coronavírus e todos estão ocupados. Em Dourados, a taxa de ocupação também está em 100%, com 35 pessoas aguardando uma vaga. O município tem ainda 95 pessoas internadas em leitos de enfermaria, sendo 45 pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e 34 em hospitais particulares. Das 71 pessoas internadas em UTIs hoje, 34 são de Dourados e outros 28 de cidades da macrorregião.

Na semana passada pacientes foram transferidos para Rondônia, após autorização dos familiares e dos próprios pacientes. A Sems alerta para que a população mantenha os cuidados básicos, evite aglomerações, use a máscara e álcool em gel. “Precisamos do esforço de todos para passarmos por esse momento difícil da saúde, que existe não só em Dourados, mas em todo país”, finalizou o secretário.

Por Assessoria.

plugins premium WordPress