SES divulga compêndio de relatórios técnicos de análise das notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

-

A Secretaria de Estado de Saúde, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/MS) e da Gerência Técnica Estadual de Influenza e Doenças Respiratórias, divulgou nesta sexta-feira (23) compêndio de relatórios técnicos de análise das notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dos 79 municípios do estado de Mato Grosso do Sul, referente ao primeiro trimestre de 2021.

A secretária-adjunta estadual de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que a publicação é voltada para auxiliar as equipes dos munícipios. “Com uma linguagem clara e voltada para as novas equipes de saúde recém ingressas nos novos mandatos municipais, o documento apoia as tomadas de decisões no sentido de apresentar evidências, permeadas por fatos e importantes elementos avaliados nas notificações inseridas no sistema”, disse.

A avaliação deixa clara a importância do estabelecimento de fluxos de notificação imediata em construção conjunta entre as equipes municipais de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária em Saúde dos municípios.

A coordenadora do Cievs/MS, Karine Ferreira Barbosa, explica que as ações de vigilância em saúde e a adoção de medidas adequadas ocorrem de forma integrada entre União, Estados, e Municípios. “O momento é oportuno e a cooperação técnica junto aos municípios no fortalecimento da gestão dessas ações precisa ser permanente e duradouro para que possamos alcançar o objetivo de salvar vidas”, afirmou.

A gerente Técnica de Influenza e Doenças Respiratórias, Livia de Mello Almeida Maziero, ressaltou que a análise de dados e informações é prática da Vigilância Epidemiológica e auxilia na tomada de decisão baseada em evidências, orientando a prática no campo da gestão. “O objetivo é gerar relatórios periódicos, realizando a retroalimentação dos dados analisados às respectivas Secretarias Municipais de Saúde”, completou.

Para Interlocutora do Programa Vigiar SUS do Ministério da Saúde para o estado de Mato Grosso do Sul, Danila Fernanda Rodrigues Frias, ações desse tipo são importantes para o aperfeiçoamento e melhoria da qualidade das ações no âmbito do território sul-mato-grossense.

O Compêndio de relatórios técnicos de análise das notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dos municípios do estado de Mato Grosso do Sul, do primeiro trimestre de 2021 tem como  objetivo ser um parecer técnico sobre a ocorrência e manejo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), durante o período de 01 de janeiro a 31 de março de 2021, dos 79 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

O Compêndio de relatórios técnicos de análise das notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dos municípios do estado de Mato Grosso do Sul, do primeiro trimestre de 2021 pode ser acessado na integra aqui

plugins premium WordPress